O New York Times entrou com um processo contra a OpenAI e a Microsoft, acusando as empresas de terem infringido o direito de copyright ao usarem o conteúdo do jornal no treinamento de sistemas de inteligência artificial.

É o primeiro processo do tipo aberto por uma grande empresa de mídia nos EUA.

A reportagem do NYT afirma que a disputa judicial “abre uma nova frente na crescente batalha legal sobre o uso não autorizado de publicações no treinamento de tecnologias de inteligência artificial.”

O processo, aberto na Corte Federal de Manhattan, sustenta que milhões de reportagens e artigos publicados pelo NYT foram empregados para treinar os sistemas de IA, entre eles os chatbots como o ChatGPT, que competem com os veículos de mídia como uma fonte confiável de informação.

Os advogados do NYT não estipularam um valor de indenização, mas disseram que a OpenAI e a Microsoft devem ser responsabilizadas por “bilhões de dólares em danos” relativos ao uso “ilegal” de trabalho exclusivo do jornal.

O processo solicita que as companhias destruam os modelos de bots que tenham usado material do NYT protegido por direitos autorais.

As empresas “pegam carona no investimento maciço em jornalismo” do NYT, diz o processo, e usam conteúdo do próprio jornal para “roubar a sua audiência.”

A OpenAI, graças ao ChatGPT, foi a empresa que saiu na frente na popularização das ferramentas de IA generativa – os softwares que criam conteúdo ‘novo,’ como textos, imagens e vídeos.

O treinamento desses sistemas é feito a partir de vastas bases de dados, incluindo sobretudo as informações disponíveis publicamente na internet. Assim, um trecho de uma resposta oferecida pelo ChatGPT pode ter saído integralmente de uma reportagem originalmente produzida pelo NYT ou qualquer outra grande empresa de mídia.

A OpenAI e a Microsoft ainda não se manifestaram sobre o processo.

O salto comercial da OpenAI no último ano foi possível graças ao investimento de US$ 13 bilhões feito pela Microsoft, comprando uma participação de 49% na startup.

O desenvolvimento dos sistemas de IA exige uma capacidade gigantesca de processamento computacional – daí a relevância para a OpenAI do dinheiro injetado pela Microsoft.

Como parte do acordo, os modelos da empresa de IA foram incorporados ao Bing da Microsoft e ao Copilot, a ferramenta de IA do Office 365. A OpenAI, além de caixa, ganhou o acesso à Azure, a plataforma de nuvem da Microsoft.

A OpenAI estaria agora buscando uma nova rodada de investimentos a um valuation estimado de US$ 100 bilhões.