O Google começou a dar uma resposta ao ChatGPT — que tem sido apontado como uma ameaça a seu modelo de negócios. 

Depois de meses do lançamento do chatbot de inteligência artificial da OpenAI — e do sucesso estrondoso que a ferramenta fez — o Google acaba de anunciar sua própria versão de um chatbot de IA.

O Bard, como o bot foi batizado, já está sendo testado em beta e ficará disponível de forma mais ampla para o público nas próximas semanas.

boopo sundar pichaiO anúncio foi feito num blog post assinado pelo CEO Sundar Pichai. 

“O Bard busca combinar a amplitude do conhecimento mundial com o poder, a inteligência e a criatividade de nossos grandes modelos de linguagem,” escreveu Pichai. 

Segundo ele, o Bard se baseia em informações que estão na internet para fornecer respostas “novas e de alta qualidade.”

O Bard pode “ajudar você a explicar as novas descobertas do telescópio da NASA para uma criança de nove anos, ou ajudar a aprender mais sobre os melhores atacantes do futebol no momento, ou então obter exercícios para construir suas habilidades.”

Pichai também diz que o Bard poderá ser usado para “comparar dois filmes nomeados ao Oscar” e “planejar uma viagem para o Equador.”

O Google disse que inicialmente o Bard vai rodar numa versão mais leve de seu Language Model for Dialogue Applications (LaMDA) — seu modelo de linguagem natural. 

Essa versão exige um poder computacional muito menor, o que permite escalar a ferramenta para mais usuários. 

O anúncio do Google vem num momento em que a Microsoft tem liderado a narrativa sobre inteligência artificial. Depois de investir US$ 1 bilhão na OpenAI anos atrás, a companhia disse há duas semanas que investirá mais US$ 10 bilhões na startup nos próximos anos. 

O CEO Satya Nadella já deixou claro que pretende integrar o ChatGPT ao Bing – o buscador da Microsoft –  bem como abrir as ferramentas da empresa para desenvolvedores construírem novas soluções em cima do GPT. 

11877 4285a572 35fc ebf7 6b5f 70cb2d4400a7Numa primeira aplicação, a Microsoft está integrando ferramentas de AI ao Viva Sales, um app de vendas que conecta o Office e programas de videoconferência com softwares de CRM. A ideia é ajudar os vendedores a responder emails de clientes de forma automatizada. 

Os anúncios da Microsoft levaram muitos investidores a questionar o Google sobre a velocidade de seus lançamentos em AI. 

Apesar de ter sido o pioneiro em muitas das tecnologias usadas para criar ferramentas como o ChatGPT, a visão no mercado é que o Google foi lento no lançamento de soluções que tragam funcionalidades para o dia a dia das pessoas. 

Uma das justificativas da companhia é que ela estava sendo cautelosa para garantir que as ferramentas sejam seguras e não tragam respostas carregadas de vieses e informações erradas. 

Ainda assim, o lançamento do Bard é certamente uma primeira resposta a essas críticas. 

“Vamos combinar feedback externo com nossos próprios testes internos para garantir que as respostas do Bard atendam a um alto padrão de qualidade, segurança e fundamentação nas informações do mundo real,” escreveu Pichai.

SAIBA MAIS

O ChatGPT é um risco para o Google?