A Gol promoveu Carla Fonseca ao cargo de vice-presidente comercial e de marketing, colocando uma das áreas mais críticas da companhia aérea nas mãos da CEO da Smiles.
A executiva vai substituir Eduardo Bernardes, que estava na Gol há 22 anos. A mudança foi anunciada sexta passada e pegou os funcionários e o mercado de surpresa, segundo o Panrotas, um site especializado no mercado de viagens e turismo.
A promoção faz de Carla a mulher mais poderosa da aviação comercial brasileira, junto com Aline Mafra, a diretora de vendas e marketing da LATAM.
Carla vai se reportar ao CEO Celso Ferrer, no cargo desde maio do ano passado.
Carla passou os últimos nove anos no programa de fidelidade da Gol. Entrou como gerente de produtos B2C, foi promovida a diretora da Smiles Argentina em 2019, alguns meses depois da operação ter sido criada, substituindo Andre Fehlauer, que se tornou CEO da Smiles. Mais tarde, Carla o sucedeu novamente, quando Andre se tornou CEO da Livelo.
Na Smiles Argentina, Carla foi a responsável pela expansão da operação, que acabou se tornando uma região relevante para a companhia. Já no comando da Smiles, ela liderou a integração do negócio — que tinha um perfil mais de startup — com a Gol, que incorporou 100% da companhia no final de 2021.
Antes, a executiva trabalhou outros nove anos na Credicard como gerente de vendas e teve uma breve passagem pela Atento, a gigante do telemarketing.
“Ela fez a carreira toda cuidando de clientes. Muita gente, mesmo do mercado de turismo, não conhece ela — mas ela conhece os clientes como ninguém,” Leonel Andrade, o ex-chefe de Carla na Credicard e na Smiles, disse ao Brazil Journal. “Ela é nova, mas muito madura, e joga muito limpo. A Carla gosta de ver as coisas dando certo para toda a equipe e tem um perfil muito pró-negócio. É muito comum ver pessoas em áreas internas, de administração, mais preocupadas com os processos do que com os clientes. Ela não. Ela é 100% focada nos clientes.”
No novo cargo, Carla vai assumir diversas responsabilidades. Ela vai liderar todo o ecossistema da Smiles, as vendas diretas da Gol, vendas através de parceiros (como agências de turismo), bem como as parcerias com outras companhias aéreas, o marketing e o atendimento e experiência dos clientes.