“Quando eu cheguei à BRF, em abril de 2013, sabia que poderia contar com o talento e a experiência do Pedro Faria.

Em todos esses anos em que trabalhamos juntos, ele correspondeu e muitas vezes superou minhas expectativas. Ele esteve ao meu lado no primeiro Steering Committeeno Conselho de Administração, no Plano de Cem Dias, no Plano de Reestruturação e, mais tarde, se destacou como CEO Internacional.

Durante essa bem-sucedida trajetória, Pedro realizou um relevante trabalho. Sob seu comando, a BRF reorganizou sua atuação internacional para alcançar o status que estabelecemos como meta: ser uma empresa global de alimentos e não apenas a maior exportadora de frango do mundo. Em pouco tempo, tivemos um grande sucesso, e fomos capazes de dobrar o valor de mercado da empresa.

10049 3dddc431 b4bd 001f 0006 eacd3b8edc2dNo começo de 2015, Pedro se tornou CEO Global e nossos planos corriam como esperado. Mas, no final daquele ano, a conjuntura começou a mudar radicalmente. O ciclo se inverteu e passamos a conviver com um cenário muito mais desfavorável e desafiador.

Entramos em 2016 sob o que chamamos de uma “tempestade perfeita. O preço dos grãos no Brasil subiu a patamares extraordinários enquanto o preço das commodities no mercado internacional caíasignificativamenteEnfrentamos dificuldades nas exportações e passamos a conviver com um mercado brasileiro em forte retração. Tudo isso aconteceu em meio a uma elevada volatilidade do câmbio, que também afetou muito nossas operações no exterior. Essa combinação de fatores negativos nos levou a uma grande decepção com os resultados da BRF. 

Entramos em 2017 com muita energia e com muita confiança. Para corrigir os erros internos criamos o segundo Steering Committee. Passamos a contar com um ciclo mais favorável, apesar de o consumo doméstico seguir baixo e o mercado internacionalrelutante. Com muito trabalho, começamos a nos recuperar e a apresentar resultados melhores neste ano até sermos surpreendidos pelo episódio da Carne Fraca, que abalou todo o setor e trouxe desafios inclusive no mercado internacional.

Ao enfrentar o problema com seriedade, transparência e agilidade conseguimos nos recuperar rapidamente. Podemos dizer que também estamos superando esse episódio, do qual saímos ainda mais fortalecidos. Os reflexos desse novo momento já podem ser sentidos neste segundo semestre, com previsão de resultados mais favoráveis para o futuro, no qual a companhia certamente será o que nós desejamos para ela.

Apesar de tudo isso, consideramos que o ciclo iniciado em abril de 2013 está se encerrando agora. A BRF tem tudo para dar um grande salto. Para tanto, precisa de renovação da sua liderança. Assim, com as iniciativas, planos e projetos já bem encaminhados, eu, Pedro e o Conselho de Administração consideramos, conjuntamente, que momento de contribuição valorosa do Pedro à BRF como CEO está concluído.

Partimos agora para uma transição em que vamos buscaum novo CEO para a companhiaEnquanto não apontamos o novo executivo, Pedro seguirá firme no comando da BRF e vai realizar uma transição completa, tranquila e sem sobressaltos, como se espera em uma empresa com o porte e a reputação da BRF.

Tenho muito orgulho de todo o trabalho feito até aqui sob a liderança do Conselho e dos Comitês e continuo muito confiante no futuro da BRF e na condução do Pedro e do time de executivos nesse momento de transição, com toda a competência que já conhecemos.

Não quero aqui repetir chavões de agradecimentos protocolares ao Pedro. Ele é mais que um excelente companheiro de trabalho. Ele é um amigo e uma pessoa admirável, que contará sempre com meu respeito e reconhecimento. Espero que ele possa nos próximos anos continuar apoiando a BRF e o seu Conselho com todo conhecimento e experiência que possui.

Conto com a participação e liderança de todos os executivos da companhia nesse momento de transição, respeitando e apoiando a liderança do Pedro, bem como acolhendo a entrada do novo CEO até 31/12/2017.
 
Muito obrigado, Pedro. E conte conosco como nós contamos com você.”