A Espaçolaser acaba de anunciar que Paulo Camargo, que hoje comanda o McDonald’s no Brasil, será o novo CEO da companhia, um movimento que profissionaliza a gestão com um veterano em expansão de franquias.
Paulo Morais, um dos três sócios-fundadores da Espaçolaser e o atual CEO, continuará como membro do conselho.
Camargo tem mais de 25 anos de experiência no setor de bens de consumo, 11 deles na Arcos Dorados, a master franqueadora do McDonald’s para a América Latina.
Antes da Arcos Dorados no Brasil, ele teve passagens pela Pepsico, FASA Corp. e Iron Mountain.
Camargo assume o novo cargo em até 45 dias.
No anúncio da contratação, o executivo disse que pretende levar a Espaçolaser “para um próximo patamar de crescimento, dando robustez e trazendo diligência operacional que será fundamental para o futuro da empresa.”
No McDonald’s, Camargo liderou a transformação digital da rede, e aumentou sua produtividade e market share.
Morais havia assumido o comando da Espaçolaser em 2021, logo após a abertura de capital. O executivo disse que desde o IPO o plano era trazer uma nova liderança “que agregasse ainda mais valor ao nosso negócio.”
A contratação – anunciada ao final de um dia em que o papel chegou a subir 18% com um volume atipicamente alto – vem num momento em que a ação da Espaçolaser já caiu mais de 80% desde o IPO – impondo ao novo CEO o desafio de reconquistar a confiança do mercado.
O papel – que saiu a R$ 17,90 no IPO e hoje negocia ao redor de R$ 2,80 – sofre com os investidores questionando a resiliência do modelo de negócios da Espaçolaser num ambiente macro complexo, bem como sua capacidade de crescer de forma sustentável.
Com a Selic em 13,25%, a Espaçolaser também mudou sua estratégia de expansão. No IPO, ela havia dito que pretendia crescer mais com lojas próprias. Agora, para preservar o caixa, tem focado seu crescimento nas franquias – uma especialidade de Camargo.