O controlador da incorporadora de luxo JHSF está oferecendo 200 milhões de dólares por propriedades da empresa em Manhattan e pela JHSF Uruguai, dona do empreendimento Las Piedras, que inclui um Hotel Fasano em Punta del Este.JHSF_color_(1)

Pela proposta, José Auriemo Neto, o ‘Zeco’, assumiria 170 milhões de dólares em dívidas da JHSF e pagaria em dinheiro 30 milhões de dólares pelos ativos.

Um dos edifícios em Nova Iorque — na Rua 57 entre a Quinta e Sexta avenidas — está sendo convertido numa unidade do Hotel Fasano na cidade; o outro, no número 815 da Quinta Avenida, está sendo retrofitado para incorporação residencial.

A oferta, se aceita, permitirá à JHSF reduzir seu endividamento bruto em cerca de 250 milhões de dólares, já que a companhia mantém em caixa cerca de 50 milhões de dólares para fazer frente aos investimentos esperados no exterior, e que poderiam ser usados para antecipar pagamento de dívidas.

Nos últimos anos, a JHSF se endividou significativamente ao mudar seu modelo de negócios.  A empresa deixou de ser apenas uma incorporadora para investir também em projetos de renda recorrente.

“Enquanto você está na obra, você não tem a receita do empreendimento entrando mas já tem que servir a dívida, o que faz o endividamento explodir,” diz um ex-acionista da empresa.

O valor da oferta é quase igual ao valor de mercado da JHSF na Bovespa, de 800 milhões de reais, que está deprimido por causa do alto endividamento da companhia. Ao final do segundo trimestre, a JHSF tinha 364 milhões de reais em caixa e uma dívida bruta de 2,56 bilhões de reais.

Com a alta do dólar no último trimestre, a dívida da JHSF relacionada a projetos no exterior deve explodir no balanço, já que, contabilmente, a empresa terá que atualizar o valor da dívida mas não poderá reconhecer a apreciação dos ativos no exterior imediatamente.

Além de ser a operadora dos hotéis Fasano, a JHSF está por trás de alguns dos maiores empreendimentos de luxo de São Paulo, como o Shopping Cidade Jardim e os condomínios Fazenda Boa Vista e o Catarina, um projeto que inclui um aeroporto e um outlet mall em São Roque, no interior de São Paulo.

Auriemo foi o presidente da JHSF desde sua criação, em 2006, até maio de 2014, e hoje preside o conselho da empresa.

Os demais acionistas da JHSF que tiverem interesse em participar da oferta terão as mesmas condições que Auriemo, na proporção de suas participações na companhia.

O conselho de administração da JHSF vai decidir sobre a oferta em uma reunião extraordinária.