Um efeito cascata preocupante está começando a se formar no setor de combustíveis.

Com a economia parada e o consumo despencando, os estoques de gasolina e derivados estão se acumulando nas refinarias.

Entre sexta e domingo, o consumo de gasolina mergulhou 47% e o de combustíveis (gasolina, etanol e diesel), 37%.

Nem os cortes de preço dramáticos estão atraindo compradores; a destruição da demanda suspendeu a lei básica da economia.  Semana passada, a Petrobras cortou em 12% o preço da gasolina e 10% o do diesel. 

A Petrobras pode chegar no limite de sua capacidade de estocagem nas refinarias.  Se isto acontecer, não restará à empresa outra opção que não fechar as refinarias.

***

Em meio ao pessimismo dominante, há pelo menos um nicho que parece enxergar a luz no fim do túnel: os executivos de empresas. O número de executivos comprando ações de suas próprias companhias explodiu nos últimos dias, atingindo sua máxima histórica nos EUA.

***

Segundo o The New York Times, em empresas com valor de mercado acima de US$ 1 bilhão, o ‘insider purchasing’ subiu mais de 10 vezes em março na comparação com o mês anterior, superando o pico atingido no fim de 2008. Já são mais de 1.300 filings de ‘insider purchasing’ este mês, contra 113 em fevereiro.

***

Luiza Helena Trajano está preocupada com o impacto que o ‘lockdown’ terá na economia e na vida de milhões de brasileiros. 

No Linkedin, a chairwoman da Magazine Luiza disse o seguinte:

10202 20652f75 ad16 0000 0000 7ab0e2cd09ab“Após superarmos a fase de isolamento, que é necessária, sem dúvida, o que me preocupa muito é o quadro que iremos enfrentar na economia. Dependendo do tempo de quarentena, muitas empresas, especialmente as micro, pequenas e médias, irão desaparecer, e muitas das grandes terão que demitir equipes, agravando ainda mais o enorme quadro de desemprego que tínhamos pré-crise. Estudiosos estão falando em dezenas de milhões.

Estávamos em um momento de expectativa de recuperação gradual da economia, mas um impacto deste tamanho irá trazer consequências graves que deverão levar muitos anos para serem recuperadas, e com grandes consequências sociais para o Brasil.”

***

10286 40e1b294 13a1 0000 0023 e7d4d8f492bbComo várias outras empresas, a Berkshire Hathaway está mais barata hoje que no auge da crise de 2008.

A empresa de Warren Buffett negocia a 0,97 vez seu valor patrimonial.  Buffett costuma topar buybacks quando a ação negocia abaixo de 1,2x book.

 

O papel caiu 4,7% no pregão de hoje e já acumula queda de quase 30% no mês. 

***

“Força, touriiinhooo!” Pablo Spyer, o carismático diretor da Mirae e apresentador do ‘Minuto Econômico’, teve que suspender seu programa por duas semanas. Pablo está com sintomas de gripe e não conseguiu fazer o teste de coronavírus no Einstein, que recomendou que ele ficasse em casa.   

***

O vírus atingiu também a linha de frente do combate. David Uip, o infectologista que está coordenando o comitê de combate a pandemia no Estado de São Paulo, testou positivo no exame de coronavírus. Uip teve febre e tosse na madrugada de domingo para segunda e fez o exame hoje pela manhã no Sírio-Libanês.

***

O governador João Dória, que teve contato direto com Uip, também fez o exame e aguarda o resultado.

***

A Marfrig anunciou que vai doar R$ 7,5 milhões ao Ministério da Saúde para a compra de testes rápidos de coronavírus, o suficiente para comprar 100 mil testes. “Esperamos que nossa iniciativa seja seguida por outras empresas,” disse o chairman Marcos Molina.

***

As aéreas também já embarcaram no espírito: Azul, Latam e Gol estão permitindo que médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, farmacêuticos e nutricionistas que trabalham no combate ao coronavírus possam utilizar os assentos disponíveis em seus voos pagando apenas a taxa de embarque.

***

Os jornais brasileiros seguiram o exemplo dos argentinos. Estadão, Folha, Valor, O Globo e Extra amanheceram hoje com a mesma mensagem na capa: “Juntos vamos derrotar o vírus. Unidos pela informação e responsabilidade.”