A BRF comprou a Hercosul, um dos principais players nacionais de ração para cães e gatos, num movimento que fortalece sua recém-criada divisão de pet food. A Nestlé também competiu pelo ativo.

A Hercosul é dona de marcas como Biofresh, Three Dogs e Three Cats, além da Primocão e Primogato.

A BRF já era dona das marcas Balance (uma marca premium vendida no varejo) e Güd (uma marca super premium disponível apenas pela internet). Com a aquisição de hoje, ela passa a deter um market share de 4% no mercado de rações para pet, o equivalente a uma receita de cerca de R$ 350 milhões. 

Os maiores players desse setor são a Mars (dona da Royal Canin), a Nestlé (dona da Purina), e a PremieR, da família Maluf. 

A BRF disse que a compra da Hercosul vai impulsionar seu crescimento no canal de distribuição especializado (leia-se Cobasi e Petz), onde a BRF ainda não tinha uma presença relevante.

A aquisição faz parte do plano estratégico “Visão 2030”, que a BRF anunciou no final do ano passado. O plano mapeou quatro verticais-chave para o crescimento da companhia, com a meta de triplicar de tamanho nos próximos dez anos: ração para pets, refeições prontas, plant-based e suínos.

O Santander assessorou a Hercosul.

A CRG assessorou a BRF. O Madrona Advogados deu a assessoria jurídica.