A Berkshire Hathaway acaba de tomar a iniciativa incomum de publicar um press release para negar relatos na imprensa brasileira de que teria aumentado sua participação no IRB.
 
10286 40e1b294 13a1 0000 0023 e7d4d8f492bbDistribuída pouco antes das 21 horas, a nota da companhia de investimentos de Warren Buffett é curta e grossa:
 
“Tem havido matérias recentes na imprensa brasileira de que a Berkshire Hathaway é uma acionista do IBR Brasil Re.  Essas matérias são incorretas. A Berkshire Hathaway não é acionista do IRB atualmente, nunca foi aconista do IRB e não tem intenção de se tornar um acionista do IRB.” 
 
O comunicado inequívoco vem uma semana depois da Coluna da Broadcast publicar a seguinte nota:
 
“O Berkshire Hathaway, do megainvestidor Warren Buffett, praticamente triplicou a fatia que detinha do IRB Brasil Re em fevereiro. Entre os dias 6 e 18, o fundo aproveitou a baixa das ações da resseguradora – causada pelo entrevero com a gestora Squadra – para aumentar sua posição.”
 
No mercado, investidores comprados no papel do IRB sempre tentaram convencer a imprensa financeira de que a Berkshire era uma acionista discreta do IRB ou que estava prestes a fazer uma oferta pela empresa.  Esses boatos — nos quais muitos gestores sempre quiseram acreditar — circulam desde o IPO da empresa.
 
O IRB já perdeu quase metade de seu valor de mercado desde que a Squadra levantou dúvidas sobre a forma como a empresa reporta seu resultado.