Um conteúdo
A Dimensa, resultado de uma união entra a TOTVS e a B3, se tornou uma referência em tecnologia para operações financeiras, crédito e risco, e seguros no País.
A empresa vem revolucionando o mercado financeiro por meio da tecnologia, que já atende nove dos dez maiores bancos do País e realizou mais de R$ 465 milhões em operações de crédito.
A Dimensa conseguiu fazer isso ao estruturar um portfólio robusto para os seus clientes – tanto com soluções feitas dentro de casa quanto a partir de M&As. Desde a sua fundação a empresa adquiriu a InovaMind, Mobile2You, Vadu, RBM Web e, mais recentemente, a Quiver.
Isso permitiu a diversificação de produtos e serviços e a criação de soluções múltiplas para atender às demandas do mercado, de bancos, fintechs e de clientes de todos os portes e dos mais variados segmentos.
A Dimensa já conta com mais de três mil clientes de diferentes setores, como mercado financeiro, indústrias, distribuidores e varejistas.
Com soluções para fundos de investimentos, crédito e risco, banco digital, core banking e seguros, a Dimensa apresenta ao mercado um portfólio que a tende às necessidades dos clientes de ponta a ponta.
Líder em soluções para controle de investimentos
A Dimensa se tornou a líder em softwares para o setor financeiro, com 85% do mercado nacional de fundos líquidos.
Entre os seus clientes estão mais de 15 mil fundos de investimento e 135 mil carteiras processadas diariamente em seu ecossistema de soluções para investimentos, somados aos mais de 19 milhões de cotistas com R$ 13 trilhões em ativos.
Com as soluções desenvolvidas pelos especialistas da Dimensa, o cliente conta com plataformas de controle, gestão e administração que primam pela tecnologia, inovação, segurança, e que permitem controle completo de processos.
Todas as soluções estão adaptadas às mais recentes regras vigentes no mercado financeiro e desde o final de 2023, a Dimensa adaptou suas soluções às demandas regulatórias da CVM 175.
IA na gestão de crédito e risco
Um estudo feito com dados do Banco Central mostrou que o Brasil sofre 2,8 mil tentativas de fraudes financeiras em canais eletrônicos por minuto – e estima-se que 70% das empresas brasileiras já sofreram algum tipo de ataque que resultou no vazamento de dados.
De olho na proteção aos clientes, a Dimensa conta com a plataforma de Onboarding Antifraude, que utiliza Big Data e Inteligência Artificial na análise de milhares de dados em poucos segundos, verificando identidades e validando cadastros de clientes, colaboradores e parceiros.
Com essa solução antifraude, é possível se proteger contra ameaças como roubo de identidade, vazamento de dados, falsificação de documentos, entre outros.
Além dessa ferramenta, o cliente da Dimensa pode contar ainda com o Alerta Compliance, uma plataforma que automatiza o acompanhamento das regulamentações, define alertas e elimina riscos. O sistema conta com uma tecnologia robusta, que consegue verificar de hora em hora mais de 150 fontes regulatórias tanto aqui no Brasil quanto no exterior.
A Dimensa também possui em seu portfólio a Plataforma Vadu, software para gestão de crédito que conta com mais de 400 fontes de dados públicos reunidos, automatizando as análises de crédito e monitorando carteiras de clientes.
Através da solução, processos que antes eram feitos pelas companhias de forma manual e levavam dias, com a plataforma podem ser automatizados e passam a ser feitos de forma segura em alguns segundos.
Essa tecnologia permite não somente a aceleração nos processos, mas também maior confiança na informação, padronização de análises, rastreabilidade e diminuição de perdas.
“Nós temos uma frente dedicada ao desenvolvimento de IA nos mercados em que atuamos e, para além das aplicações que usamos, faz parte da nossa estratégia conectar a tecnologia também para melhorar as experiências dos nossos clientes,” disse Wagner Gramigna, CEO da Dimensa.
Soluções bancárias e ecossistema segurador
Na frente de soluções bancárias, a Dimensa atua garantindo mais automação para as operações, por meio de sistemas de gestão que automatizam desde tarefas rotineiras às mais complexas na gestão de contas.
Dentro do core banking, por exemplo, é possível controlar empréstimos, financiamentos, depósitos, contabilidade, microcrédito, adequação fiscal – tudo automatizado de acordo com o fluxo, regras de negócio, segmento e público.
A companhia também oferece soluções para transformar instituições financeiras tradicionais e empresas dos mais diversos segmentos em bancos digitais de forma rápida, simples e eficiente.
De olho no futuro, a Dimensa já se prepara para a entrada em vigor das regras do IFRS9 (International Financial Reporting Standard 9 – IFRS 90), em janeiro de 2025.
A companhia já está liderando diversos fóruns – já foram feitos mais de 80 – para discussão sobre o tema com os principais players do mercado e, de forma pioneira, irá disponibilizar os softwares para homologação de forma antecipada para seus clientes.
A Dimensa também tem sistema de gestão para corretoras de seguro e seguradoras, que permitem a automatização de 100% dos processos, unificando múltiplas instituições em uma única operação. Isso permite a simplificação de processos e maior agilidade – independentemente do porte da companhia. Para se ter ideia, 36% dos prêmios produzidos pelos corretores no Brasil são processados pela Dimensa.
“Levamos muito a sério o ‘ouvir o cliente’ e buscamos construir, em conjunto, soluções que atendam às suas realidades e desafios, atentos e promovendo a adoção de novas tecnologias,” disse o CEO da Dimensa.
Para conhecer mais as soluções da Dimensa acesse o site.