O Grupo Boticário acaba de adquirir a Dr. Jones, a marca de produtos de beleza para homens cujo carro-chefe é a lâmina de barbear vendida num modelo de assinatura. 

O valor da transação não foi revelado, mas o Boticário comprou 100% da startup, que fechou o ano passado com um run rate de R$ 10 milhões.

10875 e84114e6 1aef 0d77 aeee ce84adf38a17A Dr. Jones opera num modelo D2C, vendendo seus produtos basicamente pela internet. O portfólio é composto por 20 SKUs diferentes, incluindo um shampoo, um gel esfoliante facial, uma espuma de barbear e o ‘Abdoburn’, um gel redutor de gordura abdominal que promete ajudar o homem a chegar no tanquinho perfeito.

São mais de 150 mil clientes cadastrados, dos quais 80 mil são clientes ativos (fizeram pelo menos uma compra nos últimos 30 dias). 

A Dr. Jones foi fundada em 2013 por Guilherme Campos e André Popoutchi. O modelo de negócios foi inspirado em empresas americanas como a Dollar Shave Club, que foi vendida por US$ 1 bi para a Unilever em 2016, e a Harry’s. 

A transação dá saída a todos os fundos que haviam investido na Dr. Jones nos últimos anos: Astella Investimentos, Igah Ventures, Norte Ventures e IgniteXL.

A transação foi 100% em cash.

Para o Boticário, a compra da Dr. Jones marca o primeiro investimento do grupo numa marca independente desde que ele comprou a Vuit Cosméticos em 2018. A Dr. Jones vai fortalecer o portfólio de produtos masculinos do Boticário, que já tem uma relevância significativa no grupo.

10876 90c126cd 6843 e0e1 ea78 f9bc237ea7f7O Boticário é dono, por exemplo, do Malbec, uma das fragrâncias mais vendidas do Brasil.

Pelos termos do acordo, Guilherme e André vão continuar como executivos do Boticário à frente do negócio por mais alguns anos. 

Debaixo do guarda-chuva do Boticário, a marca poderá usufruir dos diversos canais de distribuição do grupo, que vão das lojas físicas à venda direta, do ecommerce Beleza na Web ao Beauty Box. 

Essas novas avenidas devem impulsionar um crescimento relevante da marca. 

A negociação para a venda do negócio começou há um ano, mas o relacionamento entre as duas empresas já vem de longa data. A Dr. Jones começou dentro da Beauty Box, antes de migrar para seu modelo de venda direta (D2C).