A AllBirds — a marca de tênis nativa digital que inspirou a Yuool no Brasil — está conversando com bancos de investimento para um IPO em Nova York. A data da oferta ainda não foi definida.

A notícia — dada em primeira mão pelo DealBook, do The New York Times — vem num momento em que o mercado de marcas direct-to-consumer (D2C) está explodindo, com a aceleração do ecommerce e diversas marcas se preparando para vir a mercado. 

A The Honest Company, a marca de produtos de beleza da atriz Jessica Alba, pretende fazer seu IPO nos próximos meses; a Warby Parker, marca de óculos escuros e de grau, também está se preparando para acessar o mercado. 

Fundada em 2016 por Tim Brown, um jogador de futebol neozelandês, a AllBirds começou vendendo apenas três modelos de tênis em 10 cores diferentes — todos feitos com lã merino e outros materiais sustentáveis. 

Assim como a Yuool no Brasil, a AllBirds virou uma febre no ecossistema de startups e no mercado financeiro americano. Seus tênis já foram usados por celebridades como Leonardo diCaprio (que também é investidor da empresa) e Barack Obama. 

Ano passado, a marca lançou também um tênis de corrida, passando a competir mais diretamente com gigantes como Nike e Adidas, bem como uma linha de roupas que inclui meias, jaquetas e agasalhos. 

Além do ecommerce, que ainda é a principal fonte de receita da marca, a AllBirds opera 23 lojas físicas em cidades como Londres, Berlim, Shanghai e Tokyo. Até o fim do ano, a empresa deve abrir mais 13 pontos físicos. 

Em sua última captação privada, em setembro, a AllBirds levantou US$ 100 milhões a um valuation de US$ 1,7 bilhão. A rodada Series E foi liderada pela Franklin Templeton e teve a participação da T. Rowe Price e do TDW Growth Partners.

Numa entrevista recente ao Glossy, um site especializado em moda, Brown explicou sua ideia ao criar a AllBirds:

“Tentei fazer quase o oposto da Nike. A ideia inicial do Allbirds era sobre a redução dos tênis para seu formato mais simples, que é o oposto do modelo de ‘streetwear’, que faz pequenas mudanças e lança milhões de modelos diferentes toda hora.”