Três meses depois de montar uma posição de cerca de 1% da Netflix, a Pershing Square se desfez das ações na quarta-feira.

A perda – estimada em US$ 400 milhões – reduziu o retorno do fundo este ano em quatro pontos percentuais, colocando a Pershing Square em -2% para o ano.

10289 604b6e81 d5f0 0288 0000 ba350b237a4aA gestora de Bill Ackman zerou sua posição depois que a Netflix frustrou o mercado ao perder 200 mil assinantes no primeiro trimestre – enquanto o mercado esperava um ganho de 2,5 milhões de assinantes no período. (A empresa também disse que deverá perder mais 2 milhões de clientes no segundo tri.)

A ação da Netflix caiu 35%na quarta-feira e mais 3,5% hoje, e agora sai a US$ 218.

A Netflix culpou a inflação, o aumento da concorrência e o conflito na Ucrânia – que obrigou a empresa a deixar de operar na Rússia – e disse que vai começar a inserir anúncios em suas séries e filmes para atrair consumidores que queiram pagar menos pelo serviço e tolerem a publicidade.

Em uma carta a seus cotistas, Ackman disse que as mudanças na perspectiva de crescimento da Netflix impactam a estimativa de valor intrínseco que o fundo havia calculado para a companhia.

Ele também disse que um modelo de negócios baseado em publicidade parece ser algo sensato, mas que é extremamente difícil prever o impacto dessa mudança no crescimento de assinantes no longo prazo, nas suas receitas futuras, nas margens operacionais e na intensidade de capital no negócio.

“Exigimos um alto grau de previsibilidade nos negócios em que investimos devido à natureza altamente concentrada de nosso portfólio,” escreveu Ackman. “Embora o negócio da Netflix seja simples de entender, perdemos a confiança em nossa capacidade de prever as perspectivas futuras da empresa com um grau suficiente de certeza.”

Ackman disse que um dos aprendizados da gestora com os erros do passado é “agir prontamente quando descobre novas informações sobre um investimento que são inconsistentes com nossa tese original,” e que isso explica a decisão de zerar a posição.

Assim como quando anunciou o investimento em 26 de janeiro, Ackman reiterou sua admiração pela Netflix e disse que “não ficará surpreso se ela continuar sendo uma empresa de muito sucesso e um excelente investimento em relação ao seu valor de mercado atual.”

“Dito isso, acreditamos que a dispersão dos resultados se ampliou de tal forma que será  difícil para a empresa atender os requisitos para ser uma de nossas principais posições.”