A Anheuser-Busch InBev (ABI) anunciou hoje Ricardo Tadeu como seu chief growth officer, uma nova super vice-presidência responsável por marketing, vendas, canais B2B e estratégias direct-to-consumer (DTC).
A empresa disse que o novo alinhamento comercial foi desenhado “para acelerar a próxima fase de inovação e crescimento da companhia,” mas fontes próximas à ABI dizem que a nova posição também foi desenhada sob medida para reter Tadeu, que era um dos prováveis sucessores de Carlos Brito antes da escolha de Michel Doukeris como CEO.
Tadeu – que tem 46 anos e está há 26 na companhia – já ocupou os cargos de chief sales officer, presidente das BUs do México e da África, e até a nomeação de hoje liderava todos os negócios B2B da companhia.
“Esta nova estrutura é um passo crítico para entregar nossa estratégia e transformar nossos negócios,” Michel disse no comunicado ao mercado. “A experiência incomparável do Ricardo em transformação digital focada no cliente e no consumidor, combinada com sua ampla experiência comercial, nos permitirá atender ao momento e acelerar o crescimento em nosso negócio principal e continuar a desbloquear novas oportunidades de negócios lucrativas.”
Tadeu é o principal autor da transformação digital da companhia. Foi ele quem liderou a criação do BEES, o marketplace global que permite a bares e restaurantes comprar mais do que cerveja da ABI.
Vão se reportar a Tadeu:
Lucas Herscovici, um ex-chief sales officer, que agora será o chief D2C officer.
Nick Caton, o ex-CFO da unidade Anheuser-Busch, vai substituir Tadeu como chief BEES officer e se juntar ao time de liderança sênior (conhecido internamente pela sigla SLT).
Marcel Marcondes, mais recentemente o presidente da Beyond Beer e ex-CMO da Anheuser-Busch, será o novo CMO da ABI e também passa a fazer parte do SLT. Marcondes substitui Pedro Earp, que está deixando a companhia.
Pablo Panizza, ex-chief D2C officer, vai transicionar para um novo papel como global head of sales & distribution.
Bernardo Novick, o chefe global da ZX Ventures, passará a se reportar a Tadeu na nova estrutura.