A Kroton e a TIM Brasil acabam de fechar uma parceria para explorar a venda de cursos EAD por meio de um aplicativo. 

A transação une o portfólio de cursos da Kroton — a vertical B2C de ensino superior da Cogna — com a bazuca de vendas da TIM, que tem mais de 50 milhões de clientes, centenas de lojas espalhadas pelo Brasil e informações relevantes sobre o comportamento dos brasileiros. 

A parceria está sendo feita na Ampli, o app que a Kroton criou no ano passado para vender cursos digitais desenhados especificamente para a experiência ‘mobile’.

11568 2b8356d3 484e d07a 83de 5978898f4d97Pelos termos do acordo, a TIM poderá ficar com até 30% da Ampli dependendo do número de matrículas que ela originar. A cada matrícula que atrair, a TIM ganhará uma comissão, além de um crédito em equity. No final do ano, se ultrapassar a meta, terá uma bonificação; se for aquém do esperado, será penalizada. 

Esta é a segunda parceria da TIM para explorar outros negócios além de seu core business. No ano passado, a operadora fez um acordo semelhante com o C6 para ficar com até 15% do banco digital; desde então, já originou 2,8 milhões de novas contas para a fintech. Em breve, a operadora deve anunciar um terceiro negócio, desta vez no setor de saúde. 

“Não é só um acordo de vendas: é uma parceria estratégica e com total alinhamento de interesses,” o CEO Pietro Labriola disse ao Brazil Journal. “Eu te ajudo a crescer, mas quero ser parceiro desse crescimento. Não mudaria pra mim pegar só uma comissão dessas vendas, o que eu quero é participar da valorização desse negócio.” 

Segundo ele, uma das possibilidades para o médio prazo é fazer um IPO da Ampli. 

Para vender os cursos da Kroton, Pietro disse que a TIM vai atuar em todos os pontos de contato com o cliente, oferecendo ativamente os cursos, por exemplo, em suas lojas. 

Para a Kroton, a estratégia vai ao encontro do processo de digitalização da educação, com foco nos cursos EAD.

“Esse movimento é o mais contundente que a Kroton fez até agora na parte digital,” disse o CEO Roberto Valério. “Já temos um produto com uma experiência diferenciada que agora vai conseguir chegar a muito mais gente.”

Até agora, a Ampli tinha apenas 15 mil alunos, uma fração dos 650 mil alunos de EAD da Kroton. A expectativa com a parceria é que a plataforma capte pelo menos 80 mil novos alunos por ano, aumentando em 20% a captação anual da Kroton no digital. 

Segundo Roberto, entre investimentos diretos e ativos que foram colocados na empresa, a Kroton já investiu quase R$ 250 milhões na Ampli. 

Apesar de ter o mesmo conteúdo do EAD tradicional, a Ampli oferece esse conteúdo num formato mais leve e pensado para a jornada e experiência mobile. Um exemplo: enquanto as aulas tradicionais de EAD duram em torno de 40 minutos, cada aula na Ampli não leva mais de 10 minutos.