Uma semana depois de ganharem valiosos slots em Congonhas, a Passaredo e a MAP estão se unindo, criando uma empresa dona de 26 slots no aeroporto mais cobiçado do País. 

Para efeito de comparação, a Azul tem 34 slots em Congonhas após a redistribuição dos slots da Avianca.

A Passaredo está comprando 100% das ações da MAP por um valor não divulgado.

Apesar dos slots disputados, a Passaredo disse que não pretende entrar na Ponte Aérea.

“Vamos levar concorrência para a aviação regional, oferecendo voos ponto a ponto de Congonhas para cidades do interior que hoje só são servidas com voos para Guarulhos e Campinas,” o CEO Eduardo Busch disse ao Brazil Journal.  

A Passaredo e a MAP possuem operações complementares. A primeira tem sede em Ribeirão Preto e voos para o Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste. A MAP tem sede em Manaus e voos na região Norte. 

Ambas voam com aviões turboélices modelo ATR e possuem acordos de code share com a Gol. (A Passaredo também tem um acordo com a LATAM, que será estendido para os voos da MAP.)

Juntas, as duas companhias voam para 28 destinos. Até o fim do ano, o plano é chegar a 37 destinos – a maioria atendida hoje pela Azul.

Fundada em 1995 por José Luiz Felício, a Passaredo saiu de uma recuperação judicial em 2017. A MAP foi fundada em 2011 por Marcos Pacheco, o vendedor na transação de hoje.

A Passaredo ainda não definiu os destinos que serão atendidos a partir de Congonhas, mas está avaliando entre seis e nove cidades nos estados de São Paulo, Paraná, Mato Grosso do Sul e Minas Gerais. 

A maior parte deve ir para São Paulo, por conta do programa de incentivo do governo estadual que reduz o ICMS no combustível de aviação de 25% para 12%.