Poucas trajetórias artísticas se comparam à de Nathalia Timberg. São 71 anos de carreira que se misturam à história do teatro, do cinema e da televisão no País.

Prestes a completar 96 anos, Nathalia retorna ao lugar onde começou: o teatro. No podcast The Business of Life, com Nilton Bonder, ela fala sobre sua nova peça e reflete sobre sua carreira.

Filha de mãe belga e pai holandês, a atriz nasceu no Rio de Janeiro em 1929. Depois de estudar em Paris, diz que obteve a disciplina que definiria sua carreira: “Qualquer coisa que você pretenda realizar na vida exige disciplina.”

De volta ao Brasil, estreou na peça A Senhora dos Afogados, de Nelson Rodrigues. Já consagrada no teatro, protagonizou a novela O Direito de Nascer, sucesso da TV Tupi em 1964. Após marcar presença com vilãs icônicas, passou a derrubar tabus: ao lado da amiga Fernanda Montenegro, integrou um casal homossexual na novela Babilônia.

Do seu pioneirismo na TV, sobram lições para os dias atuais: “Não vejo motivo para rejeitar novas técnicas ou fórmulas. O que realmente importa é manter a responsabilidade de se comunicar com o outro.”

Em uma carreira sem sinais de terminar, Nathalia Timberg segue em cartaz com a peça A Mulher da Van. Ela interpreta Mary Shepherd, uma senhora idosa que mora dentro de uma van e incomoda a vizinhança. “Enquanto tiver alento, estarei no palco.”

Aos iniciantes, deixa um conselho direto: “O ser humano desconhece seus limites antes de atingi-los. Empurre esses limites ao extremo.”

Disponível também no Spotify.