A Rede Mater Dei de Saúde comprou o controle da A3Data, uma empresa de data analytics e inteligência artificial com foco na transformação cultural e analítica de empresas.

Os projetos da A3Data — como estruturação de data lakes, implantação de self-service analytics e criação de modelos preditivos — ajudam empresas a aumentar a receita, reduzir custos e melhorar a satisfação dos clientes.

10632 3d13ef0b f228 cc08 8ac7 6f1274b0f076A relação entre as duas empresas começou quando a A3Data trabalhou em projetos estratégicos para a Mater Dei. 

Foi usando modelos da consultoria que a Mater Dei precificou sua parceria com a SulAmérica no Plano Direto — encontrando um valor de diária global baseado em estudos de tendência retroagindo cinco anos.

“O que é importante nos novos modelos de remuneração do setor de saúde é reduzir a variabilidade dos preços na prestação de serviços e aumentar a previsibilidade para os dois lados, e a A3Data nos ajudou a precificar com mais exatidão,” o CEO da Mater Dei, Henrique Salvador, disse ao Brazil Journal.

Acertar no pricing é cada vez mais importante na medida em que o setor de saúde migra do ‘fee for service’ — em que a operadora paga até por uma agulha usada num procedimento — para o modelo de ‘bundle’, em que os prestadores assumem mais risco.

A Mater Dei vai ficar com 50,1% da A3Data, pagando até R$ 25 milhões para dar um cash out parcial aos sócios (que continuarão na operação) e capitalizando a empresa em R$ 15 milhões.

Com sede em Belo Horizonte, a A3Data tem 130 funcionários e 28 clientes recorrentes, incluindo um who’s who de grandes empresas mineiras, como Localiza, Pif Paf, Hermes Pardini, BMG e Inter.

A Mater Dei vai indicar o CFO e ter assentos no conselho, mas os sócios e gestores da A3Data se manterão à frente do negócio.

“A ideia é usar nossa expertise em saúde para criar produtos escaláveis em áreas como eficiência em gestão hospitalar, eficiência de RH e modelos de pricing,” disse José Henrique Salvador, o diretor de operações do Mater Dei, que também comanda a área de TI da empresa e originou o negócio.  

A transação lembra a compra da IOASYS pela Alpargatas: uma grande empresa compra um prestador de serviços com DNA de tecnologia, ganhando skills que não possuía, mas mantém a empresa independente e livre para trabalhar para terceiros.

Araújo Fontes assessorou a Mater Dei.