A Locaweb acaba de comprar a Octadesk, uma empresa de software as a service que automatiza a interação das empresas com seus  clientes nos canais digitais por meio de chatbots — um mercado em franca ascensão conhecido como conversational commerce

A Locaweb está pagando R$ 102 milhões pela startup, que tem mais de 2.500 clientes e fez uma receita anual recorrente (ARR) de R$ 25 milhões no mês passado, o dobro de um ano atrás. 

11052 a5028af0 1f3d fffc c8f0 2c6b4fc34d25A aquisição será paga em dinheiro e inclui um earnout para os fundadores dependendo do atingimento de certas metas. 

A aquisição faz parte da estratégia da Locaweb de construir um one-stop shop de soluções para o ecommerce — o que ajuda a reduzir o churn de clientes e a aumentar sua receita média por usuário e o volume de vendas. 

“É uma aquisição extremamente complementar e sinérgica. Não é empilhar receita. É o tipo de aquisição em que 1 + 1 dá 3,” o CEO Fernando Cirne disse ao Brazil Journal. 

Como em boa parte das aquisições da Locaweb, o grande atrativo está no cross-selling: a Locaweb pretende vender o software da Octadesk para sua base de mais de 500 mil clientes, dos quais 100 mil são clientes da Tray, sua plataforma de criação de lojas virtuais.

Segundo o CEO, os clientes do ecommerce são o alvo mais óbvio para o cross-selling, mas há potencial em toda a base da Locaweb dado que a Octadesk também tem um histórico forte com empresas de serviços. 

“Além disso, podemos integrar a Octadesk com outras soluções do nosso ecossistema,” disse o CEO. “Podemos conectar a Yapay nela e oferecer uma solução de pagamentos ou conectar com a Social Miner e usar sua inteligência artificial para aumentar as conversões dentro da Octadesk.”

Fundada em 2015, a Octadesk desenvolveu uma ferramenta que permite a pequenas empresas implementar de forma simples uma solução de chatbot no Whatsapp, Instagram e Facebook — diminuindo os atritos e democratizando esse tipo de solução. 

Enquanto a Take Blip  — a líder deste segmento — tem um modelo mais focado em grandes empresas e mais pesado do ponto de vista de integrações, a Octadesk apostou numa plataforma de autosserviço que permite a qualquer pequena empresa criar de forma personalizada sua solução de chatbot em poucos minutos. 

“É uma solução altamente escalável e com um processo de onboarding muito leve e simples,” disse Rodrigo Ricco, um dos fundadores. “E fazemos as conexões em todas as pontas: ajudamos a empresa a gerar leads com o marketing, a fazer vendas pelos canais digitais e também no atendimento.”

Segundo ele, isso é especialmente importante para as PMEs porque grande parte delas não tem operação 24/7, o que faz com que elas acabem perdendo demanda. 

“Com a nossa solução, conseguimos aumentar a demanda para essas empresas com o mesmo investimento que elas já faziam antes,” disse Rodrigo. 

Ele e o outro fundador, Leandro Ueda, vão permanecer como executivos da Locaweb. 

A aquisição da Octadesk vai preencher uma lacuna dentro de um ecossistema em constante evolução. Questionado quais seriam as próximas peças que ainda faltam para preencher o quebra-cabeça, o CEO da Locaweb disse que “ele nunca vai estar pronto.”

“Conforme a tecnologia avança sempre vai ter coisa nova para vir,” disse ele. “Mas quando falamos de social commerce e da parte de marketing, de geração de leads, ainda temos coisas para fazer.”

A Cypress assessorou a Octadesk na transação.