Repentino ou gradual, todo bull market tem seu fim. 

E para a Goldman Sachs, o de agora está cada vez mais próximo.

Com o agravamento dos impactos do coronavírus, o banco reduziu suas projeções para o S&P 500 e disse que o índice chegará a 2.450 pontos até o meio do ano, uma queda de 15% em relação ao fechamento de ontem e de quase 30% do pico. No último mês, o S&P já caiu 14%, atingindo o nível mais baixo desde dezembro de 2018.

O bull market atual já dura mais de 11 anos, com um crescimento anualizado dos lucros das empresas de 13% e uma valorização média anual de 16% das ações desde o início do ciclo.

“Acreditamos que o bull market do S&P vai terminar em breve,” David Kostin, o estrategista chefe da Goldman, escreveu hoje. “Os investidores reduziram suas posições em ações nas últimas semanas, mas não para os níveis atingidos em outros grandes ciclos de correção.”

Segundo ele, a queda histórica das taxas de juros no mundo não será suficiente para reverter o “colapso” no lucro das empresas no segundo e terceiro trimestre. A previsão é que o lucro por ação caia 5% este ano em relação ao ano passado. Seu conselho? Migrar para companhias com resultados estáveis e balanços sólidos. 

“As cadeias de suprimento foram afetadas e a demanda de muitas indústrias caiu. As viagens estão se contraindo bastante, porque pessoas e empresas estão restringindo o movimento,” disse ele. “Companhias aéreas, hotéis, cruzeiros e casinos reportam queda na demanda, ocupações baixas e cancelamentos. Funcionários estão sendo dispensados.”

Apesar disso, Kostin espera uma recuperação dos lucros no quatro trimestre com o S&P fechando o ano em 3.200 pontos. 

Segundo ele, a queda no lucro por ação nos próximos trimestres será puxada principalmente pelos setores financeiro e de energia, especialmente impactados pela queda no preço do petróleo e pela redução das taxas de juros. 

Para o banco, as empresas ligados ao consumo interno também terão resultados piores do que os previstos inicialmente e o porto seguro são as empresas de tecnologia e real estate