A Eneva descobriu indícios de petróleo em sua área de concessão na Bacia do Parnaíba, duas pessoas a par do assunto disseram ao Brazil Journal

Segundo estas fontes, a companhia ainda está conduzindo testes para aferir os volumes envolvidos e a viabilidade comercial.

Dado o que se sabe até agora, a Eneva ainda não tem obrigação regulatória de divulgar a descoberta, mas as fontes esperam que a companhia faça um comunicado ao mercado em breve, agindo por um excesso de zelo — particularmente num setor marcado pelo histórico de anúncios da OGX e MPX, que geravam volatilidade nas ações. 

Segundo uma fonte, a companhia prefere a abundância de informação do que arriscar a disseminação de versões fantasiosas.

Em havendo viabilidade comercial, a descoberta pode marcar um novo capítulo para a Eneva, que opera térmicas a gás natural na boca do poço, num modelo conhecido de reservoir-to-wire (R2W) – e até pouco tempo enfrentava o ceticismo do mercado sobre a capacidade de encontrar gás para operar suas usinas.

As ações já subiram 70% neste ano, mesmo com um follow-on no qual grandes acionistas venderam R$ 1,1 bilhão em abril. 

Neste mês, as gestoras Atmos e Dynamo declararam que atingiram participação superior a 5% no capital da empresa.