A Gympass está levantando US$ 300 milhões de um grupo de investidores liderados pelo Softbank, numa rodada que catapulta a startup brasileira ao status de unicórnio mesmo num valuation pre-money.
 
A parceria com o Softbank deve abrir uma nova fronteira de crescimento para a Gympass — a Ásia, onde o grupo japonês tem fortes conexões — bem como abrir as portas de outras investidas do Softbank, um ecossistema financeiramente robusto e com capilaridade global.  10373 3cbf4a3b 105f 0006 02d7 746adec43a24
 
Mas o foco no curto prazo continuará sendo o crescimento nos EUA, onde a Gympass já credenciou uma de cada cinco academias do país em apenas um ano e meio de operação.
 
O ecossistema da Gympass inclui 2 mil clientes corporativos e 47 mil academias em 14 países, incluindo 22 mil no Brasil.
 
General Atlantic, Atomico e Valor Capital, que lideraram rounds anteriores, estão acompanhando o Softbank nesta rodada que é mais do que o dobro de tudo que a Gympass levantou até hoje.  Em princípio, o Softbank está investindo por meio do Vision Fund, mas o fundo latino-americano deve ficar com uma parte do tíquete.
 
Tipicamente, o RH de uma empresa contrata a Gympass e monta cinco opções de planos. Cada funcionário escolhe o seu, dependendo do que estiver disposto a pagar. Já a empresa paga uma taxa de administração que é função do número de funcionários elegíveis e do perfil das academias que serão usadas.
 
Os recursos da oferta permitirão à Gympass implementar mais pilotos de curta duração que servem como ‘test drive’ para os clientes potenciais (mas que consomem capital de giro). 
 
Como parte de seu processo de vendas, a startup tenta demonstrar às empresas que a atividade física que seus planos proporcionam melhora as métricas de frequência ao trabalho e produtividade, além de incentivar o sentido de comunidade dentro das empresas.
 
“Criamos estratégias para um funcionário trazer o outro,” o CEO Cesar Carvalho disse ao Brazil Journal.  “Por exemplo, se você trouxer um colega para a academia, seu próximo mês pode ser gratuito, ou você ganha um upgrade.” 
 
Cesar disse que é muito cedo para pensar num IPO porque a Gympass está “bem no começo” em termos de conquistar o mercado nos EUA. Dos quase mil funcionários da Gympass, cerca de 150 estão nos EUA. A companhia tem escritórios em Nova York, Houston, Los Angeles e Atlanta.
 
ARQUIVO BJ: