As conversas de Abilio Diniz no Carrefour global estão ganhando tração. Abilio Diniz

Abilio, que hoje tem 5% do Carrefour, passou vários dias em Paris na semana passada e se reuniu com o CEO Georges Plassat e com Nicolas Bazire, homem-forte da LVMH, cujo CEO, Bernard Arnault, tem 9% do Carrefour.

As relações entre Abilio e Plassat nunca foram tão boas.

Abilio diz que não pretende aumentar sua participação no Carrefour.

***

Além da recente troca de Nelson Jamel por Ricardo Rittes , a Ambev está mandando outro de seus executivos para a Anheuser-Busch InBev (ABI) a partir de janeiro.

Alexandre Médicis Silveira, atualmente o vice-presidente comercial da Ambev, será o presidente da unidade de negócios da ABI nos EUA, reportando-se a João Castro Neves, que é o presidente da Zona da América do Norte e CEO da Anheuser-Busch (o negócio da ABI nos EUA).

Tanto Jamel quanto Médicis eram da equipe de Castro Neves quando ele presidia a Ambev no Brasil.

O novo cargo posiciona Médicis, conhecido pelos colegas como ‘Alê’, como um dos sucessores possíveis de Castro Neves, que é, por sua vez, o favorito para um dia substituir Carlos Brito como CEO da ABI. (Na disputa pelo lugar de Castro Neves concorrem ainda Ricardo Tadeu, que lidera a operação da ABI no México, e Michel Dimitrios Doukeries, presidente da ABI na China e presidente da Zona Asia Pacific.)

Em tempo: no Brasil, Médicis será substituído por Ricardo Melo, que estava nos EUA como o No. 2 da unidade de negócios da América do Norte. Também já foi presidente da unidade de negócios no Canadá e diretor regional de vendas no Nordeste.

***

A filha de um amigo da coluna sofre de uma doença autoimune.

Como o médico prescreveu um remédio caro, nosso amigo foi até um posto do SUS para cadastrar a filha e ter acesso ao medicamento.

Chegando lá, ouviu da atendente que o sistema estava fora do ar há 10 dias, e que ele deveria voltar “daqui a sete ou oito dias, porque o sistema não deve voltar ao ar antes disso.”

O episódio não se deu, como infelizmente já é costume, em alguma periferia sofrida, mas num posto que atende o bairro de Icaraí, em Niterói, um dos mais afluentes do Estado do Rio.

A falência do Estado brasileiro é um fenômeno cada vez mais democrático.

***

Carlos TerepinsA Even anunciou que Carlos Terepins vendeu seus 5,99% na companhia que fundou e dirigia até o mês passado para o fundo de investimentos Melpar.

A preços de mercado (4 reais por ação) a transação fica por volta de 56 milhões de reais.

Com isso, o Melpar passa a ter mais de 30% da Even.