Salim MattarCresce a probabilidade da Localiza pagar um dividendo extraordinário este ano, como já fez no ano passado e em 2007.

Ao final do primeiro trimestre, a posição de caixa da empresa era de quase 1,2 bilhão de reais, o maior nível de sua história (veja gráfico abaixo).

O principal negócio da Localiza, o aluguel de automóveis, é muito sensível ao PIB. Com a economia crescendo cerca de 1,5%, os analistas esperam que a Localiza consiga aumentar suas vendas entre 8% e 10% este ano.

Com esse crescimento moderado (abaixo da média histórica), a empresa não tem grande necessidade de expandir sua frota de carros e pode distribuir boa parte do caixa acumulado aos acionistas. Comandada pelos irmãos Eugênio e Salim Mattar, a Localiza gera, grosso modo, cerca de 200 milhões de reais de caixa livre por ano.

“O negócio da Localiza pode acelerar bem rapidamente ou ficar em banho-maria”, diz um gestor que tem ações da empresa em seu portfólio. “No momento em que o mercado acelera, ela precisa de caixa para comprar mais automóveis. Se o mercado continuar de lado, com crescimento tímido, o mais provável é que ela distribua o caixa, até porque eles são conhecidos pela disciplina de alocação de capital. Agora, as coisas podem mudar se eles acharem que a economia vai reacelerar.”

A maioria dos analistas de bancos ainda não colocam em suas estimativas o pagamento de um dividendo este ano, embora a Localiza já tenha seguido esse roteiro no ano passado.

No ano fiscal de 2013, a Localiza declarou 350 milhões de reais em juros sobre capital próprio e dividendos, mas a maior parte do montante (250 milhões) foi um dividendo extraordinário declarado em outubro e pago em novembro.

Este ano, estima-se que a Localiza possa pagar outros 250 milhões em dividendos extraordinários, além de mais 60 milhões de reais em juros sobre capital próprio sem comprometer seu nível de alavancagem financeira.

Se o dividendo ocorrer, a preços atuais a Localiza está negociando com um “dividend yield” (o dividendo dividido pelo valor de mercado da empresa) de 4%, um número similar ao de outras empresas que são grandes pagadoras de dividendos, como Ambev, Itaúsa, Natura e Odontoprev.

localiza-caixa