Depois de meia hora de conversa, com o microfone já desligado, o CEO das Lojas Renner faz uma última reflexão: “Eu acredito no consumidor brasileiro. Hoje, quando o cara cai no Serasa, ele não consegue fazer mais nada: ele quase não consegue comprar comida, já que muita gente faz as compras no cartão de crédito.”

José GallóGalló acha que, apesar da crise, o consumidor não vai sujar seu crédito. E mais: as famílias estão se desalavancando — finalizando o pagamento de compras com grande número de prestações (carros, eletrodomésticos, celulares) — o que deve abrir espaço para um novo ciclo de consumo mais à frente.

“Sim, o desemprego afetará o consumidor, o varejo e a economia, mas o mundo não vai acabar e não vamos ter um redução do PIB de 5 a 10%,” diz ele. “O jogo será ganho por quem tiver a melhor proposta para os que forem menos afetados e continuarem consumindo. Temos ainda a hierarquia do consumo: ‘não compro um carro novo ou troco, mas compro eletro; não compro eletro, mas compro roupa’ e assim por diante. Além disso, temos categorias que caíram mais e outras menos, vide a queda na venda de carros e eletrodomésticos e, em menor escala, vestuário e alimentos.”

Não se pode culpar Galló por encontrar uma forma de ver o copo meio cheio: quem olha os últimos balanços trimestrais da Renner (sem ter acesso a outros do setor) acha que, no Brasil, não há crise.

A empresa tem conseguido aumentar suas vendas muito mais do que a concorrência porque sabe exatamente o que seu cliente procura, e consegue um resultado melhor ainda porque controla obsessivamente seus custos, além do retorno que obtém com seus investimentos em tecnologia.

“Estou na Renner há mais de 20 anos e nunca demitimos uma pessoa por redução de custo,” diz o CEO. “Por quê? Porque a gente ‘estressa’ a estrutura: quando dá pra aumentar, aumentamos.”

Galló diz que o segredo é se manter fiel ao que ele chama de ‘a essência’ da Renner, evitando distrações que alienem o cliente. “Todo dia rezamos um Pai Nosso: ‘Não nos deixeis cair em tentação.’”

Os tópicos da conversa que você pode ouvir abaixo incluem:

galló-check-list