9843 2c20ed76 07f1 0000 0000 a209911eeeca
 
Marcelo Mesquita, sócio da gestora Leblon Equities e um veterano do mercado de capitais, substituirá Walter Mendes no conselho de administração da Petrobras.
Mendes, que representa os acionistas detentores de ações votantes, está deixando o conselho para presidir a Petros, o fundo de pensão dos empregados da Petrobras.
 
Trata-se da primeira mexida no conselho desde que o CEO Pedro Parentre assumiu o comando da companhia.
 
No conselho, Mesquita se juntará a Guilherme Affonso Ferreira, representante dos detentores de ações PN, como representante dos acionistas minoritários.
 
Com quase 30 anos de experiência no mercado acionário brasileiro, Mesquita trabalhou 10 anos no UBS Pactual (1998-2008) e sete no Banco de Investimentos Garantia (1991-1998). No UBS, foi co-responsável pelas áreas de mercado de capitais, ações e responsável pela área de análise de empresas e estrategista. No Garantia, foi analista de empresas de commodities e banqueiro de investimentos.

Formado em economia pela PUC-Rio e em Estudos Franceses pela Universidade de Nancy II, Mesquita é membro dos conselhos de administração da BR Home Centers, da Mills Serviços Industriais (um spinoff da Mills SA) e da Tamboro Educacional, três empresas investidas da Leblon Equities.

O novo presidente da Petros, Walter Mendes de Oliveira Filho fez a maior parte de sua carreira no antigo Unibanco.

 
Hoje, é diretor executivo do Comitê de Aquisições e Fusões (CAF), uma entidade de autorregulação mantida pela BM&F Bovespa, ANBIMA, AMEC e IBGC.
 
Também foi sócio e gestor de fundos da Cultinvest Asset Management, uma gestora de investimentos, e diretor para a América Latina da Schroder lnvestment Management PLC, onde trabalhou de 1994 a 2003.