A Guararapes, dona das lojas Riachuelo, se tornou a terceira rede de vestuário nacional a mostrar queda nas vendas no terceiro trimestre, em mais um sinal de esfriamento do consumidor a menos de dois meses do Natal.lojas-riachuelo

A Guararapes disse que suas vendas no conceito de ‘mesmas lojas’ (aquelas abertas há pelo menos um ano) caíram 2,7% no terceiro trimestre. Antes dela, a Lojas Marisa já havia reportado uma queda (-1,5%) e a Hering, também (-2,4%).

A única varejista de vestuário que continua a mostrar números positivos é a Renner, cujas vendas nas mesmas lojas desafiaram a gravidade e subiram 7,5%.

O cenário de desaquecimento se estende ao varejo mais amplo. No Grupo Pão de Açúcar (GPA), as vendas de alimentos subiram 2,3%, o que significa que o grupo não conseguiu repassar para os preços a inflação anual, de cerca de 6%.

Na área de não-alimentos, o GPA disse que as vendas cresceram 3,6% ano contra ano, mas esse resultado é turbinado pelas vendas do canal online, que subiram 22% ano contra ano.

Nos supermermercados, hipermercados e no Assaí, seu negócio de atacarejo, o GPA viu as vendas crescerem apenas 0,6%.

Analistas do setor dizem que a luz vermelha ainda não acendeu na inadimplência, mas há sinais amarelos.

Na Guararapes, a empresa resolveu baixar 6,7% de seus créditos totais como prejuízo no terceiro trimestre e aumentou as provisões, possivelmente antecipando uma piora na inadimplência para os próximos meses. No trimestre anterior, as baixas como prejuízo haviam sido de 5,8% da carteira total.

As ações mais líquidas da Guararapes (GUAR3) caíram 7% na Bovespa nesta terça.