Não é só o Wal-Mart, nem só a lojinha da esquina.
 
Numa entrevista exclusiva à Bloomberg, o CEO da Coca-Cola, James Quincey, disse que a migração dos consumidores para plataformas online está prejudicando a Coca de uma forma inesperada.
 
Ao fazer sua compras de supermercado pela internet, ou ao comprar roupas na Amazon, o consumidor está deixando de visitar os pontos de venda onde a Coca está disponível.
 
“O [varejo] digital está mudando nosso comportamento.  Ele afeta outras categorias que não são a principal razão da sua compra,” disse Quincey, que virou CEO da Coca na semana passada, depois de 20 anos na empresa. 
 
Ele narrou à Bloomberg um caso particular que ilustra a necessidade da empresa em se adaptar.
 
Na China, onde foi diretor de operações no início de 2016, Quincey testemunhou uma queda nas vendas: de repente, os ’noodle shops’ e outros restaurantes estavam vendendo menos Coca-Cola.
 
“As lojas em si não eram o problema — elas ainda estavam vendendo quantidades enormes de comida — mas mais clientes estavam encomendando online e recebendo suas refeições em casa. O problema para a Coca-Cola: os restaurantes ofereciam garrafas de vidro e em tamanhos que não eram adequados para o transporte por motoboy.”
 
“A menos que você esteja se adaptando ao efeito secundário, você pode descobrir — de repente — que está sendo afetado de maneira estranha e surpreendente.”